Histórico

BREVE HISTÓRICO DO VOLUNTARIADO JUNTO AO HOSPITAL DE APOIO DE BRASÍLIA

Desde o nascedouro do Hospital de Apoio, um grupo de abnegados voluntários se dispôs a auxiliar o trabalho realizado pelo Núcleo de Serviço Social junto aos pacientes e seus familiares.
Tal trabalho tem gerado muitos frutos: assistência espiritual; terapias as mais diversas com pacientes e acompanhantes; celebração de datas comemorativas, como a Páscoa, o dia das Crianças, o Natal; aquisição de medicamentos; compras de cadeiras de banho, de cadeiras de rodas, de colchões “caixa de ovo”, de divisórias nas enfermarias; auxílio para transporte de pacientes; dentre outros.

Os fundos financeiros para suprimento das necessidades têm sido levantados com a realização de bazares, doações em dinheiro, venda de papel a ser reciclado; tudo isso graças à sensibilidade de pessoas que colocaram o coração nesta obra. A aquisição mais recente que fizemos, e que vale a pena registrar, foi a de 15 (quinze) cadeiras para acompanhantes. Tal equipamento certamente irá dar um pouco mais de conforto aos que necessitam dormir no hospital junto aos seus queridos. Para essa empreitada, que foi árdua, contamos, nos últimos dois anos, com a dedicação intensa de Lúcia (Sukhari), Socorro e de uma série de voluntários que as auxiliaram mais de perto. Compramos, também, uma cadeira de rodas para tetraplégicos e uma maca para banho.

O que há de preciosidade ímpar em todo esse trabalho são as pessoas, que dispensam tempo, recursos técnicos, materiais e espirituais para tentar minorar, de alguma forma, o sofrimento de pacientes e de seus familiares. Muitos agem de forma anônima, pela simples alegria de servir ao próximo. Com vistas a melhor sistematizar o trabalho do voluntariado, tanto interna, como externamente, formalizou-se, em 5 de maio de 2012, uma entidade: a Associação dos Voluntários do Hospital de Apoio – AVHAP. A AVHAP está em processo de estruturação e necessita de seu apoio e contribuição. Dar-se-á continuidade aos trabalhos até então realizados por meio dos Grupos, que serão reformulados. Percebemos que outros grupos deverão ser formados para suprir carências que puderam ser detectadas mais recentemente. Os antigos voluntários, que não são sócios fundadores, poderão se filiar à AVHAP, formalizando o respectivo Termo de Filiação. É importante salientar que o trabalho de voluntariado junto ao Hospital de Apoio de Brasília se dará, doravante, por intermédio da associação ora criada.
Oportunamente, divulgaremos a abertura de inscrições para novos voluntários, respeitando a real necessidade dos trabalhos. Tais candidatos deverão receber treinamento e serão avaliados para o exercício de seu mister.

É bom lembrar que, mesmo não sendo membro da AVHAP, VOCÊ pode contribuir conosco, fazendo doações, tanto em dinheiro, quanto em bens, que serão vendidos nos bazares que realizamos.

Adalberto Vieira Costa Filho – Presidente